I FliTibau - Festival Literário de Tibau



Capa do Tibau de Todos os Tempos - Volume II

          

           A cidade praia de Tibau prepara-se para viver seu Festival Literário, o I FliTibau, no próximo sábado, 31 de janeiro, a partir das 15h, no Espaço Villa do Tibau, à Avenida 22 de Dezembro, próximo do cemitério.  
           É uma oportunidade para celebrar a literatura e a força criativa do Rio Grande do Norte, além de movimentar o cenário local e regional. Pensado pelos jornalistas Emanuela de Sousa, Lúcia Rocha e Raí Lopes, ao lado do poeta Júlio Rosado, o FliTibau é fruto do desejo coletivo de lançar Tibau no mapa dos encontros literários do estado.
           Para os idealizadores, a criação do evento representa um gesto político e cultural ao afirmar que cidades pequenas podem e devem produzir e consumir cultura e literatura de qualidade. Ao ocupar Tibau com livros, música, poesia e diálogos literários, o FliTibau contribui para democratizar o acesso à leitura e estimular novas formas de pensar e sentir o mundo.
           Com pouco mais de cinco mil habitantes, segundo dados do último censo do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Tibau é uma cidade pequena em números, mas gigante em potencial. Durante a alta estação, este cenário se amplia, pois recebe milhares de visitantes e ganha novos ritmos e vozes. É justamente nesse período de efervescência que o FliTibau encontra terreno fértil para florescer, dialogando tanto com moradores quanto com veranistas que buscam experiências além do lazer tradicional.
          A proposta é descentralizar o acesso à leitura, levando atividades literárias para todas as idades, além dos grandes centros e reafirmar o fato de que, tanto a produção literária quanto a arte, também florescem no interior e no litoral do estado. Dessa forma, o FliTibau propõe um verdadeiro mergulho na Literatura Potiguar, reunindo escritores, leitores, poetas e artistas em uma tarde dedicada aos livros, a poesia, música e as múltiplas expressões culturais. Com isso, a ideia é trabalhar o fortalecimento da memória através da escrita, da oralidade e narrativas que constroem nossa história.
          Em eventos como o FliTibau, a leitura deixa de ser um ato solitário e passa a ser compartilhada, debatida e celebrada coletivamente, estimulando e inspirando novos leitores e escritores, especialmente crianças e jovens, mostrando que a palavra escrita é uma poderosa ferramenta de expressão e mudança. A literatura tem o poder de transformar pessoas porque transforma olhares, desperta sonhos e dá voz a histórias que muitas vezes permanecem silenciadas.
         Programação -
O I FliTibau é aberto ao público e a programação conta com os autores Júlio Rosado, Emanuela de Sousa e Leila Tabosa, que participarão de sessão de autógrafos, apresentando produções literárias próprias. Também contará com a participação do movimento literário Café & Poesia, autografando suas obras; da contadora de estórias, Magaly Holanda, além de uma mostra de peças de artesanato produzidas pela Associação de Artesãos de Tibau, valorizando a arte local.
         Haverá a apresentação da Banda Filarmônica de Tibau, e exposição da obra Xilogravura Potiguar, resultado dos alunos da oficina ministrada por Eduardo Mendonça e Gustavo Luz. O público ainda poderá apreciar a apresentação da atriz Tony Silva e se emocionar com sarau literário no final da tarde. Para completar a experiência, os visitantes poderão desfrutar da culinária da cafeteria do Villa do Tibau, que oferece cardápio com sabor regional.

       

                           Lançamento no I FliTibau

        Um dos momentos mais aguardados do FliTibau será o lançamento do livro Tibau de Todos os Tempos - Volume II, da jornalista Lúcia Rocha.
Ao passar uma temporada de dez anos em Tibau, a autora conheceu nativos e antigos veranistas. Descobriu histórias e estórias interessantes daquela gente simples que desenvolvia atividades comuns como pescadores, trabalhadores domésticos e prestadores de serviço aos veranistas que passavam temporadas desde a infância, quando o lugar era apenas uma pequena vila.
         A jornalista, então, criou um programa na FM Tibau, Tibau de Todos os Tempos e levou estas pessoas para contarem suas memórias no rádio, incluindo veranistas nascidos a partir da década de 1920, que compartilharam lembranças e o vínculo entre os nativos. Lúcia criou um grupo no Facebook reunindo tibauenses e veranistas, ainda em atividade. Achando pouco e pensando em perpetuar as histórias, produziu o livro Tibau de Todos os Tempos -Volume I - lançado em 2016. 
          Dez anos depois, Lúcia Rocha apresenta Tibau de Todos os Tempos - Volume II - com depoimentos de nativos e veranistas, material colhido em conversas que se estenderam nos alpendres. Através desta obra, a autora
homenageia alguns nativos, gente que fez parte da história de Tibau e ajudou a construir a identidade do seu desenvolvimento. São depoimentos fortes escritos na primeira pessoa para melhor compreensão do leitor. Por alguns entrevistados serem semianalfabetos, o texto aprimora os termos sem fugir da fidelidade, respeitando o vocabulário e o ponto de vista sobre situações que testemunharam ou souberam através da escuta dos mais velhos.
          Tibau de Todos os Tempos – Volume II - apresenta material inédito em relação a presença do Exército em Tibau durante a II Guerra Mundial e de engenheiros da Petrobras, na perfuração de poço de petróleo, em Gangorra, em 1956, com material fotográfico, também inédito. O livro contém acervo fotográfico diversificado como por exemplo, do ex-governador Tarcísio Maia, descalço, de pijama e sem camisa no alpendre de casa, na década de 1940.
        
São entrevistados neste volume II: Aída Mendes, Bia de Custódio, Elizabeth Negreiros, Estelita Clementino, Jaime Ferreira de Souza, José Agripino, José Carlos Barbosa, Laíre Rosado, Leotônio Neo, Luís Neo, Luiz da Luz, Luzia de Batista, Maria Alcântara, Maria Lúcia Escóssia, Noguchi Rosado, Sidrônio Freire, Tidó e Zeneide da Telern. Destes, sete falecidos.
       
A obra tem 200 páginas, recebeu apoio cultural da F. Souto S. A., TCM e Vintage. Valor: R$ 60. Também pode ser adquirido via Whatsapp: 84 99668.4906 com entrega domiciliar em Mossoró ou via Correios para demais cidades.    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CENTENÁRIO DE DIX-HUIT ROSADO

Lahyre Rosado

XUXA X MARLENE MATTOS