DIA DO JORNALISTA



Coletiva de imprensa com Marcelo Crivella 


Dia 7 de abril, é Dia do Jornalista. Nessa foto, de 1999, alguns colegas participam de entrevista coletiva com o bispo Marcelo Crivella, atualmente Ministro da Pesca. Ele acabara de chegar do continente africano, onde evangelizou por dez anos. A Sony Music estava lançando o seu CD O Mensageiro da Solidariedade e me contratou para organizar essa coletiva, que rendeu chamada de capa nos grandes jornais de São Paulo e Rio de Janeiro. Jornalismo é uma atividade em que pode-se atuar frente às câmeras, por trás de uma lente fotográfica e nos bastidores, como é o caso enfocado, onde quase ninguém, a não ser as pessoas envolvidas, tomam conhecimento. Parabéns aos colegas e, em especial, alguns que estão na foto, como Odair Del Pozzo, Eunice Mello, Virgínia Martin e Jeanne Margareth, dentre outros.


       Foto do encarte do disco Curumim

Mara e dois índios em gravação do clipe musical Curumim

Nesta foto, mais uma atuação como jornalista. Em agosto de 1991, durante a gravação do clipe musical CURUMIM, de Mara Maravilha, em Xerém, zona rural de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O dia amanhecia e eu fotografava com uma câmera comum, os bastidores da gravação, sob a direção de Roberto Naar. 
O fotógrafo da Playboy, José Antonio foi contratado pela gravadora Emi-Odeon para fazer a capa e fotos do encarte. Quando Mara viu reveladas as fotos que bati, escolheu uma delas para a capa. Porém, o filme comum, foi o impedimento. A foto ampliada na impressão para a capa do LP, por exemplo, perderia qualidade. No CD, nem tanto. Mara 'brigou' tanto com o departamento de marketing da gravadora pela foto, que tanto aquela que havia escolhido quanto outra, essa que estou publicando, saíram no encarte com os devidos créditos. Se clicar em cima da foto, verá.
A foto da capa foi  escolhida do material de José Antonio porque havia sido fotografada com equipamento profissional, em croma.      
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CENTENÁRIO DE DIX-HUIT ROSADO

Lahyre Rosado

O SUCESSO DA REFIMOSAL